quarta-feira, 8 de junho de 2011

OBJETIVO GERAL

Desenvolver competências empreendedoras, com espírito inovador e criativo, para contribuir com o desenvolvimento econômico, social e sustentável da comunidade e das empresas locais. 

METAS DO MÓDULO III

·         Estudo de caso sobre os tipos de lideranças.
·         Consultoria financeira para situações criadas.
·         Realização de um seminário para apresentação técnicas de Marketing Pessoal.
·         Confecção de um folder com as principais dicas de Educação Financeira a partir da leitura do livro Pai Rico Pai Pobre. 

METAS DO MÓDULO II

·         Coleta junto à comunidade de óleo de cozinha utilizado, para ser transformado em sabão.
·         Criação de um Blog para divulgação dos resultados do trabalho realizado para a fabricação do produto (sabão reciclado).
·         Apresentação de relatórios e gráficos de quanto se economizaria com sabão reciclado em um ano. 

METAS DO MÓDULO I

·         Realização da Gincana “Gincana do Conhecimento”.
·         Palestras sobre Empreendedorismo promovido pelo SEBRAE e CDL de Muniz Freire em parceria com a Escola.
·         Criação de uma empresa fictícia para apresentação e venda de produtos.
 Elaboração, criação e apresentação do Projeto de Vida Pessoal.                                                                                  

JUSTIFICATIVA

A Escola Estadual de Ensino Médio Bráulio Franco em sua metodologia tem a preocupação de contemplar questões relacionadas ao meio em que o aluno está inserido de forma participativa, sendo capaz de estabelecer relações, interagir, transformar, reelaborar e agir no meio em que vive e em outras realidades.
Portanto, sentiu-se a necessidade de mostrar que o espírito empreendedor é essencial para a capacidade de sonhar alto, planejar seu futuro, desenvolver sua criatividade/ inovação e entre outras virtudes.
O Projeto “Empreender para Vencer” surgiu como uma necessidade para o desenvolvimento do curso, pois desenvolverá o empreendedorismo seja na vida social, profissional e empresarial, empreendendo idéias, consolidando resultados concretos na vida de nossos educandos que almejam um futuro melhor.
A educação empreendedora é fundamental para qualquer país que deseja se desenvolver. Sabe-se hoje que a capacidade empreendedora é condição necessária para o desenvolvimento humano, social e econômico, além de ser a melhor ferramenta contra o desemprego, hoje é exigida em qualquer relação de trabalho, seja no governo, nas empresas, no Terceiro Setor.
A população, em geral, desconhece como a falta de cultura empreendedora causa sérios danos ao desenvolvimento econômico e social ao país.
Portanto, é hora da sociedade brasileira reconhecer a importância de apoiar a comunidade empresarial, como forma de vencer o imenso desafio do desemprego.
Diante do exposto, justifica-se esse projeto na medida em que ele almeja contribuir para formação de um educando ativo, dinâmico e empreendedor.  

terça-feira, 7 de junho de 2011

GINCANA DO ADMINISTRADOR


Cumprindo cronograma de atividades do PEC – Projeto de Enriquecimento Curricular “Empreender para Vencer”, a Escola “Bráulio Franco” da cidade de Muniz Freire - ES desenvolveu no dia 27 de maio de 2011 a “Segunda Gincana do Administrador”, que teve como objetivo principal desenvolver habilidades empreendedoras nos alunos do Curso Técnico em Administração. A gincana buscou a interação entre direção, equipe pedagógica, professores, alunos, representantes da sociedade e demais funcionários da escola.


Da Organização:

A primeira fase para a realização da gincana foi à divisão da turma de Administração do Módulo I em dois grupos, sendo escolhidos Camila para representante do Grupo 1 e Saulo para representante do Grupo 2. Assim, cada representante indicava um membro para o seu grupo alternadamente, até que os grupos tiveram a seguinte formação:


Grupo 1 – “Eficientes e Eficazes”: 
Luiz, Cirineu, Lauriane, Sheila, Vanice, Gorete, Regiane, Ana Paula, Walace e Helder.


Grupo 2 – “Administer”: 
Saulo, Ana Carla, Tatiane, Kátia, Salomão, Fabrício, Márcia, Sunamita, Jefersom e Alessandro.


A gincana foi implementada em duas fases, em provas externa e provas internas.
A prova externa teve início no dia 09 de maio de 2011 quando foram entregues as atividades 1 e 2 para os grupos, que deveriam ser concluídas no dia 27 de maio de 2011, no horário de 19:00 às 22:10, com a apresentação do vídeo, a exposição dos produtos, criação do produto e desafio contábil.


Da Realização:

Veja abaixo as atividades desenvolvidas de forma detalhada:
Provas Externas:
Da 1ª Prova: Foi produzido um vídeo com uma pessoa empreendedora de Muniz Freire, no qual abordava a apresentação da empresa, a logomarca e o processo produtivo.

Grupo: Administer

Da 2ª Prova: Os grupos apresentaram e expuseram os produtos produzidos em Muniz Freire.
Provas Internas:
Da 3ª Prova: Somente com o material entregue pela Comissão Organizadora da Gincana (cola, jornal, revista, barbante, pincel e cartolina) os grupos tiveram 20 minutos para criar um produto, uma paródia e depois apresentar suas idéias.
Da 4ª Prova: Desafio Contábil: Foi escolhido um representante de cada grupo para que respondesse questões relacionadas à disciplina Contabilidade.
Da 5ª Prova: Outro item que também foi avaliado pelos jurados durante o evento foi quanto ao comportamento das torcidas. Não tiveram muito trabalho, pois as torcidas se comportaram de maneira adequada durante toda a gincana.
Para formar o Corpo de Jurado foram convidados dois representantes da sociedade em geral e dois professores do Curso Técnico em Administração.


Dos Resultados:

Vencedor da 1º Prova – Criação do Vídeo: grupo “Eficientes e Eficazes” com 195 pontos.

Grupo: Eficientes e Eficazes

Vencedor da 2º Prova – Exposição de Produtos: grupo “Eficientes e Eficazes” com 272 pontos.
Vencedor da 3º Prova – Criação do Produto: grupo “Administer” com 384 pontos.
Vencedor da 4º Prova – Desafio Contábil: grupo “Eficientes e Eficazes” com 60 pontos.
Vencedor da 5º Prova – Desafio Contábil: grupo “Eficientes e Eficazes” com 157 pontos.

O comportamento das equipes foi além das expectativas dos professores e dos próprios alunos, demonstrando terem se apropriado dos conceitos teóricos e práticos desenvolvidos antes pelos professores do curso.

MÓDULO II

Seguidores