Pesquisas mostram que 1 litro de óleo cozinha pode poluir 10.000 litros de água. O óleo de cozinha é altamente prejudicial ao meio ambiente. E foi pensando nisso que os alunos do Curso Técnico em Administração da Escola Estadual de Ensino Médio “Bráulio Franco” na cidade de Muniz Freire – ES resolveram reciclar esse óleo com a produção do sabão “Eco”, não com intuito de acabar com todos os problemas ambientais, mas mostrar a sociedade local que podemos sim ser mais responsáveis com o meio ambiente e ainda economizar.
A Produção do Sabão Eco foi desenvolvida da seguinte maneira:
Divisão dos Grupos
As Turmas I e II do Módulo II foram divididas em 2 partes iguais. Assim, ficamos com 4 (quatro) grupos com uma média de 10 (dez) alunos por grupo. Cada grupo ficou responsável em fazer uma receita de sabão reciclado com o objetivo de alcançar no mínimo 250 (duzentos de cinquenta) barras de sabão, que depois seriam doados as entidades como Escolas, Hospitais, APAE, Casa Lar, etc.
Receita
- 3 Litros de óleo (óleo de cozinha utilizado).
- 1 Kg de soda.
- 1 Copo de trigo.
- 10 Litros de água.
- 1 Kg de Sebo.
- Essência de Eucalipto
Modo de fazer.
- Em um balde de plástico colocar o óleo, sebo derretido e a soda, e misturar.
- Colocar o trigo na água até ficar sem nenhuma bolinha. Despejar no balde e misturar novamente.
- Bater esta mistura por 40 minutos até ficar pastosa. Vire em uma forma e deixe descansar por uma semana.
Coleta do Óleo
Cada grupo juntou 3 litros de óleo de cozinha utilizado. No inicio parecia uma quantidade insignificante, porém se cada grupo coletou 3 litros, nós deixamos de jogar em nossos rios 12 litros de óleo o que corresponde a quase 120.000 mil litros de água que deixamos de poluir.
Preparação
Depois da coleta do óleo de cozinha utilizado, os alunos tiveram que separar todo o material de suporte a ser utilizado na Produção do Sabão Eco.
- aromatizantes naturais.
- balde;
- colher de pau;
- caixote de madeira forrado com plástico.
Essa parte foi importante para mostrar aos alunos a necessidade de máquinas e utensílios no processo de produção.
Produção
Sábado, no dia 28 de maio de 2011 às 13h30min., todos os alunos do Curso Técnico estavam na Escola para darmos início a produção do sabão. À medida que um grupo dava início ao processo de mistura dos ingredientes outro grupo dava início ao processo de fabricação. Todo o processo foi feito no prazo de 3 horas, ou seja, dentro do previsto. Depois do término da mistura a pasta foi colocada nas formas para descanso no prazo de uma semana.
Logomarca
Nos dias que antecedia o processo de produção os professores orientaram os alunos quanto à logomarca do sabão “Eco”. Como podemos verificar a logomarca do produto passa para o cliente a preocupação em preservar o planeta em que vivemos. Desde o nome até o lema do produto o objetivo é o mesmo, sempre destacar a preocupação em preservar o meio ambiente.
Corte e Embalagem
Após uma semana, mais precisamente no dia 06 de junho, foi feito todo o processo de corte e embalagem do produto. Depois do corte foram contabilizados 276 barras de sabão, uma média de 69 barras de sabão por grupo. Essas 276 barras foram embaladas da seguinte forma: 200 barras divididas em 40 pacotes de 5 (cinco) unidades e o restante foi embalado nas mais variáveis formas, sendo cada grupo no seu estilo, mas vale observar que todos os grupos resolveram embalar os seus produtos com materiais reciclados. Exemplos de materiais utilizados: PET, jornais, caixas de leite, etc. Desta forma o produto foi desenvolvido com quase 100% de material reciclado, com pouca despesa e muita economia.
Economia
Depois de concluir todo o processo de produção, os alunos desenvolveram dois trabalhos em paralelo. Um grupo de alunos fez o levantamento de custo de produção do sabão “Eco” e o outro grupo pesquisaram no mercado local de Muniz Freire o quanto custa um produto similar ao Sabão “Eco”, e chegou a seguinte conclusão.
“Existem produtos no mercado com até 285% mais caro que o Sabão “Eco”, além de ser mais caro polui e agride o meio ambiente”. (falou um aluno e responsável pelo trabalho).
Exposição
Antes de efetuar as doações, no dia 21 de junho de 2011, os produtos foram expostos para os alunos da Escola “Bráulio Franco”. O objetivo da exposição é divulgar a população local os produtos reciclados desenvolvidos pelos alunos do Curso Técnico em Administração, mostrar a importância em preservar o meio ambiente e ensinar a economizar com responsabilidade.
Doação
No dia 27 de junho os alunos fizeram as entregas do sabão “Eco”. A primeira entidade a receber os produtos foi a Escola “Lia Therezinha Merçon Rocha”. A Diretora Marlene de Castro Áreas ficou muito feliz com a doação e impressionada com a qualidade dos produtos. Ela própria falou que antes de colocar para utilizar os produtos iria fazer uma exposição dos produtos para os alunos de sua escola e que também iria divulgar esta ideia.
Conclusão
O objetivo nesta parte do projeto que teve como assunto principal o Empreendedorismo Social, foi alcançado, pois os alunos conseguiram desenvolver produtos de qualidade e divulgar à sociedade que é possível economizar com responsabilidade, ou seja, economizaram e ainda deixaram de poluir o meio ambiente, além de poder contribuir com as entidades sociais. Também devemos destacar que os conteúdos teóricos abordados em sala de aula foram colocados em prática de forma eficiente e eficaz.
Nenhum comentário:
Postar um comentário