Os alunos do módulo II do Curso Técnico em Administração da Escola Estadual de Ensino Médio “Bráulio Franco” da cidade de Muniz Freire – ES reciclaram óleo de cozinha com a produção do sabão reciclado, agora com o nome “BIO”.
Coleta de Óleo de Cozinha
A primeira etapa para produção do sabão reciclado “BIO”, foi a coleta de óleo, assim cada aluno ficou responsável em coletar em suas próprias casas o óleo de cozinha utilizado.
Produção de Sabão Reciclado
Sábado, no dia 17 de setembro de 2011, ás 13h30min os alunos juntamente com a Pedagoga, Coordenador e todos os Professores do Módulo II se reuniram na Escola “Bráulio Franco”, para a produção do sabão reciclado “BIO”. A receita utilizada para a produção do sabão foi:
- 3 Litros de óleo (óleo de cozinha utilizado).
- 1 Kg de soda.
- 1 Copo de trigo.
- 10 Litros de água.
- 1 Kg de Sebo.
- Essência de Eucalipto
Modo de fazer.
- Em um balde de plástico colocar o óleo, sebo derretido e a soda, e misturar.
- Colocar o trigo na água até ficar sem nenhuma bolinha. Despejar no balde e misturar novamente.
- Bater esta mistura por 40 minutos até ficar pastosa. Vire em uma forma e deixe descansar por uma semana.
Depois de duas horas de atividade envolvendo a confecção do sabão, a massa do produto (materiais em processo) estava pronto para ficar em descanso. Os alunos aguardaram o prazo de duas (2) semanas para embalar o produto com a logomarca original do sabão “BIO” em embalagens ecológicas criadas pelos próprios alunos.
Criação de Gráficos e Relatórios
Os alunos também desenvolveram gráficos e relatórios que comprovam que o sabão “BIO” é muito mais barato que qualquer outro tipo de sabão encontrado do mercado local. Outro ponto positivo do sabão “BIO” e de sua embalagem é o fato dele ser ecologicamente correto.
Doação
Todas as cento e vinte três (123) barras de sabão “BIO” produzidas pelos alunos do Módulo II do Curso Técnico em Administração foram doadas para APAE (Associação Pais Amigos Excepcionais) e à Santa Casa de Misericórdia “Jesus, Maria e José” de Muniz Freire - ES.
Nenhum comentário:
Postar um comentário